Fato Real
Destaque Gerais

Buscando reconexão, família de Congonhas inicia viagem pelo Brasil de Kombi

Uma família de Congonhas está prestes a embarcar em uma aventura diferente. Movidos pelo desejo de experienciar coisas novas, Carlos Henrique, Rosana Melo e Laura viajarão de kombi por todo o país, rumo ao Amazonas.

Segundo os tripulantes, além de conhecer mais do Brasil, a viagem tem um objetivo importante para a família: a reconexão. Eles passaram quase três anos a mais de 12 mil quilômetros de distância.

Carlos Henrique e Rosana se conheceram ainda adolescentes e tiveram inúmeras idas e vindas até que em 2009 embarcaram na primeira grande aventura juntos rumo à Nova Zelândia. Lá aprenderam inglês, iniciaram novas carreiras, conheceram pessoas do mundo inteiro, se casaram e aproveitaram para conhecer outros países. Aí nasceu uma grande vontade de viajar. Tornaram-se cidadãos Neozelandês e também ganharam mais uma companheira de viagem: Laura, a filha do casal.

Em 2018 se separaram. Ao final de 2019 Rosana e Laura vieram para o Brasil e optaram por ficar um pouco mais devido a pandemia. Carlos Henrique chegou em meados de 2020. 

Em janeiro de 2021 conversaram e decidiram apostar suas fichas em um projeto juntos novamente. 

Família pronta para a aventura
Família pronta para a aventura

A família destaca que a maneira como a viagem acontece não apresenta risco de contágio pela Covid-19: “Pretendemos sim, viver experiências pelos caminhos, portanto defendemos o turismo com segurança. Na nossa caixa estaremos seguros, sem contato com outras pessoas e sempre que sairmos para explorar tomaremos todos os cuidados necessários para que possamos continuar seguindo saudáveis a nossa jornada. Álcool e máscara já são parte dos itens fundamentais da nossa kombihome”.

Waka

O veículo usado na aventura será a Waka. O nome em Maori é uma demonstração de respeito pela Nova Zelândia que foi casa do casal por dez anos e onde a filha nasceu. O termo significa Canoa, elas eram usadas por desbravadores para explorar novos territórios.

Kombi que levará o trio para o Amazonas
Kombi que levará o trio para o Amazonas


A Waka era uma kombi normal usada para carregar pessoas, no entanto, foi equipada com isolamento térmico, forros, guarda-roupas e eletrodomésticos alimentados por uma placa solar. Segundo a família, lá tem quase tudo que há dentro de uma casa normal.

O projeto foi todo criado e executado em casa por Carlos Henrique. Ele cortou, pintou, martelou, montou cada item aprendendo ali, assistindo vídeos no youtube, errando e refazendo. 

Primeiro projeto de Carlos Henrique foi a montagem da Kombi
Primeiro projeto de Carlos Henrique foi a montagem da Kombi

Teste

Antes de partirem para aventura principal, o trio fez um teste na pequena localidade de Santo Antônio do Salto, distrito de Ouro Preto. O objetivo era avaliar a Kombi, a cama, o fogão e ver o que lhes faltaria e o que não precisavam.

Kombi pronta para a viagem
Kombi pronta para a viagem

Eles dormiram na praça da cidade e, apesar da tensão, não encontraram problemas. Conheceram pessoas e fizeram amigos durante o dia. Eles constataram que a rotina irá mudar, mas aprovaram a organização que tiveram até ali.

Viagem

Com o teste feito, o trio definiu qual será o roteiro para a viagem. Eles começarão por um caminho que conhecem bem, para entender que está tudo de acordo: “Sairemos de Congonhas com direção a Tiradentes (parando pra ver amigos no caminho, claro), e seguindo para Carrancas. Após esse percurso, iniciaremos então a rota 1 com destino ao Amazonas”.

O projeto será financiado com recursos próprios, mas eles pensam em fazer uma campanha no futuro: “A ideia é ir até onde o dinheiro durar, mas acreditamos que no meio do caminho encontraremos meios para continuar seguindo até quando for prazeroso. Pensamos em fazer uma campanha de quilômetro onde quem não pode viajar mas curte esse tipo de aventura poderá doar um quilômetro para que a gente possa ir mais longe” pontuam.

Trio está empolgado para a viagem
Trio está empolgado para a viagem

Quem quiser acompanhar a aventura da família, pode fazer isso pelo Instagram @3nacaixa.

Fato Real