Fato Real
Destaque Gerais

Audiência pública debate hoje a nova licitação da BR-040

Acontece na Câmara de Conselheiro Lafaiete nesta segunda-feira (06/12) às 10h, uma mesa redonda para debater o projeto de relicitação da concessão da BR-040. A audiência é um requerimento do deputado federal Padre João (PT).

O parlamentar explica sobre o objetivo do requerimento: “Estamos promovendo várias mesas redonda, em forma de audiência pública, para discutir o edital de licitação da BR-040. Essas primeiras audiências estão discutindo especificamente o trecho de Juiz de Fora à Belo Horizonte. O grande objetivo é a gente prever as obras e intervenções importantes na BR para que conste no edital. […] Uma vez que o edital for publicado, a empresa vencedora irá realizar somente as obras que constarem no projeto, neste edital. Por isso é fundamental a participação de toda a sociedade”, diz o parlamentar.

O líder comunitário Manoel Vespúcio também destacou a necessidade da participação popular na mesa redonda: “Nós estaremos levando propostas para a nova concessão da BR-040. Na nossa região nós precisamos resolver o problema das travessias urbanas, principalmente na região da Barreira, lá no Gagé, Paulo VI, Amaro Ribeiro e também em Cristiano Otoni. Por isto, estamos convidando a toda esta região para ir participar. Convidamos em nome do Movimento em Favor da Vida e com apoio do deputado federal Padre João”, destaca Manoel Vespúcio.

Arte do deputado convidando a população para a audiência
Arte do deputado convidando a população para a audiência

Outro membro da sociedade civil que confirmou presença na reunião é Alisson Caio Rezende, fundador e administrador da página “BR 040 com muretas já”. Ele explica qual requerimento fará na audiência: “Para que essa nova licitação seja feita e para que o pedágio seja cobrado, que se exija, pelo menos, a duplicação da rodovia com a colocação de muretas ou defensas de metal, chamadas também de guardrails, separando o trecho entre o condomínio Alphaville ou o trevo de Ouro Preto e a cidade de Barbacena. Acreditamos que este é o trecho mais perigoso da rodovia e assim aguardamos. Vamos estar lá fazendo esta pressão” afirma Alisson Caio Rezende.

A reunião será realizada de forma híbrida, ou seja, tanto presencial quanto virtual, além de transmissão ao vivo pela internet. Quem quiser acompanhar de maneira remota a mesa redonda pode acessar o canal do Youtube ou o Facebook do deputado.

Fato Real