Fato Real
Gerais

Abertas inscrições para vestibular do IFMG

Está aberto o período de inscrições para o Vestibular 2019/2º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo, estão abertas 406 vagas, distribuídas em 14 cursos, sendo nove técnicos e cinco superiores.

As vagas mais próximas na região são para as cidades de Congonhas e Ouro Preto onde a instituição possui campus.

Os interessados em se inscrever devem acessar o endereço www.ifmg.edu.br, entrar na página do Vestibular, ler os editais e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 23 de maio. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que os cursos ofertados são gratuitos. No entanto, quem precisar solicitar isenção do valor deve ficar atento ao prazo, que vai até 15 de maio.

No caso do ingresso nos cursos técnicos, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído). Para esses cursos, a seleção será constituída de prova objetiva, marcada para 16 de junho.

Já o ingresso nos cursos de graduação ocorre com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplica provas neste caso. Para concorrer às vagas, o candidato tem que ter feito uma das três últimas edições do exame (2018, 2017 ou 2016).

Confira a relação dos cursos e vagas ofertadas:

Cursos superiores:
Engenharia Mecânica – Campus Congonhas – 16 vagas
Tecnologia em Gestão da Qualidade – Campus Ouro Preto – 18 vagas

Cursos técnicos:
Técnico em Mecânica – Campus Congonhas – 35 vagas.
Técnico em Segurança do Trabalho – Campus Ouro Preto – 36 vagas.
Técnico em Edificações – Campus Ouro Preto – 25 vagas.

Fato Real