Fato Real
Gerais Regional

Nascido em Cipotânea, morre o bispo mais idoso do Brasil

A Arquidiocese de Mariana se solidariza com a Diocese de Taubaté (SP) pelo falecimento de Dom Antônio Affonso de Miranda, SDN, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 11 de outubro, em Juiz de Fora (MG), onde estava internado. Aos 101 anos, Dom Antônio era, até então, o bispo mais idoso do Brasil.

Nascido em Cipotânea em 14 de abril de 1920, Dom Antônio mudou-se com a família para Mercês (MG) em 1929. Em 1933, entrou para o Seminário Apostólico da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em Manhumirim (MG), tendo se graduado em Filosofia no local. Posteriormente, cursou Teologia no Seminário Central de Belo Horizonte (MG).

Foi ordenado sacerdote em 01 de novembro de 1945. Como padre, dirigiu os seminários do Bom Jesus, em Manhumirim e São Rafael, em Dores do Indaiá (MG), onde também foi pároco por 16 anos em três diferentes períodos. Já nos seus primeiros anos de sacerdote, teve influência decisiva na reorganização e consolidação da sua Congregação, que passava por momentos de instabilidade, sob o risco de extinção. Essa sua participação determinante na vida dos sacramentinos levou-o a ser eleito o primeiro Superior Geral da congregação com apenas 32 anos, tendo que aguardar uma licença especial de Roma para que assumisse, diante de tão tenra idade.

Foi nomeado Bispo da Diocese de Lorena em 08 de novembro de 1971. A sua ordenação episcopal ocorreu em 27 de dezembro do mesmo ano. Em 1977, tornou-se Administrador Apostólico de Campanha (MG) onde permaneceu até 1981, quando foi nomeado Bispo Diocesano de Taubaté (SP). Permaneceu à frente da Igreja Particular de Taubaté até 1996, quando tornou-se Bispo Emérito.

Atualmente, estava morando em Mercês.

Neste momento de luto, a Arquidiocese de Mariana se une em solidariedade à Diocese de Taubaté e aos amigos e familiares de Dom Antônio na prece pela sua ressurreição na graça divina. Que Deus, na sua imensa misericórdia, acolha esse nosso irmão na fé em seu Reino e conceda a todos o conforto espiritual, que vem da nossa fé na ressurreição dos mortos!

Velório e sepultamento

Dom Antônio será velado a partir desta segunda-feira, 11 de outubro. Já na terça-feira, 12 de outubro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidirá no Santuário de Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG), às 15h, a missa de corpo presente. Em seguida, será realizado o sepultamento.

* Com informações da Diocese de Taubaté (SP) e CNBB.
* Imagem: Diocese de Taubaté .

Fato Real