Fato Real
Destaque Política

Suplentes serão empossados para votar Comissão Processante contra Mário Marcus

Vereadores integrantes da CPI
Vereadores integrantes da CPI

Segundo apurou o Fato Real, na próxima terça-feira 14/09 às 19h30 será dada posse aos cinco suplentes de vereadores que irão votar pela instalação ou não de uma Comissão Processante contra o prefeito Mário Marcus (DEM). O grupo irá se juntar aos demais vereadores especificamente para esta votação.

Uma CPI foi criada no mês de maio em meio a uma grave crise no setor, que levou a população a ficar quatro meses sem a prestação dos serviços por meio de empresa de ônibus. Após todas as análises, ao final dos trabalhos os vereadores integrantes recomendaram a criação de uma Comissão Processante contra o prefeito. O embasamento seria por prática de improbidades administrativa e política-administrativa.

Suplentes

Para a votação devem ser convocados cinco suplentes, já que os vereadores que trabalharam na comissão não podem participar da votação.  Se a votação for pela instalação da comissão, pode culminar no afastamento ou cassação do prefeito Mário Marcus.

VereadoresPartidosSuplentes
Pedro AméricoPTZilda Helena
Giuseppe LaporteMDBFelipe Tavares
Vado SilvaDCAlan Teixeira
Damires RinarllyPVJosé Luiz Gonçalves
Erivelton JaymePatriotaRoger Diego

O coordenador do “Movimento Fora Viação Presidente”, Talysson Zebral, comentou para o Fato Real sobre os rumos da investigação.  “Omissão é crime de improbidade, um crime de cassação de mandato. Não basta o transporte público ter sido esquecido pelo Mário Marcus e a população ter sofrido por tanto tempo. Durante as investigações solicitamos através da Lei de Acesso a Informação uma série de dados públicos sobre o transporte, esta foi lida no plenário da Câmara Municipal e citada nos autos da CPI. Mesmo assim houve omissão por parte do prefeito, outro crime grave. Acredito que não acabará em “pizza”. Os vereadores têm uma grande responsabilidade com a população de Lafaiete e com a Constituição” afirmou.

Para acompanhar

Devido às normas impostas pela pandemia haverá limitação do público para acompanhar a sessão da próxima terça-feira. Apenas 30% do plenário pode ser ocupado; o que totaliza 30 pessoas, entre os próprios suplentes a serem empossados e imprensa; restando apenas 17 lugares que serão distribuídos por meio de senha.

A sessão poderá ser acompanhada via transmissão elo canal da Câmara no youtube. Clique aqui e acesse o link.

Fato Real