Fato Real
Destaque Política

Romeu Zema declara Congonhas em situação de emergência

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, publicou no Diário Oficial de Minas Gerais nesta quarta-feira (12/01) um decreto que declara Congonhas como uma das cidades do estado em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas.

Com isto, fica autorizada a mobilização dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos municípios atingidos.

Governador Zema publicou o decreto nesta quarta-feira
Governador Zema publicou o decreto nesta quarta-feira

Na última sexta-feira (08) o prefeito Cláudio Antônio de Souza, o Dinho (MDB) havia declarado a situação de emergência em âmbito municipal.

O alto volume de chuvas dos últimos dias, em Congonhas, provocou inundações, enxurradas, enchentes e alagamentos em vários bairros da cidade. Consequentemente, os desastres resultaram em danos materiais e psicológicos, além de prejuízos econômicos. O número de desabrigados já passa de 200. Estes estão sendo atendidos em escolas municipais da cidade. 

Força-tarefa

Fortes chuvas atingiram a cidade nos últimos dias
Fortes chuvas atingiram a cidade nos últimos dias

Desde a última sexta-feira (07) foi realizada uma força-tarefa com integrantes de todas as Secretarias para poderem determinar ações e como seriam os trabalhos em relação às chuvas.

A cidade de Congonhas ainda sofre com pontos de interdição e com moradias em risco. Mas, desde a noite de segunda-feira (10), com a diminuição das chuvas, as ruas estão sendo limpas para que o trânsito possa voltar ao normal. Até ontem, terça-feira (11), mais de 300 caminhões de lama foram retirados nos locais atingidos. 

Ainda há preocupações causadas pela chuva
Ainda há preocupações causadas pela chuva

A Defesa Civil do município pede que os moradores, que tiveram suas casas atingidas, que não retornem às moradias. O risco de desabamento e deslizamento de encostas ainda é alto tendo em vista o excesso de umidade no solo.

Fato Real