Fato Real
Destaque Gerais

Restos mortais de monsenhor Hermenegildo são depositados em local de destaque na Basílica do Sagrado Coração de Jesus

Monsenhor Hermenegildo faleceu em 1994.

A missa foi presidida pelo padre Marcos Macário Mendes com a participação do padre Sérgio Antônio Fernandes Tomaz e do diácono João Bartolomeu, além de representantes de movimentos religiosos da paróquia. Durante a homilia, o padre Marcos Macário afirmou que o local escolhido para depositar os restos mortais de monsenhor Hermenegildo dá o sentimento de maior de respeito a quem com tanto zelo se empenhou pela divulgação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e na construção do Santuário com o apoio da comunidade.O padre Marcos Macário Mendes presidiu a celebração.

“Desde que cheguei aqui eu tinha no coração esse desejo de retirar os restos mortais do túmulo no chão e coloca-los em um local de maior destaque para valorizar a memória da pessoa. Temos que ser reconhecidos a aqueles que fazem o bem”, afirmou o padre que também destacou o Santuário Basílica como um grande centro de devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Paola Potenza, sobrinha de monsenhor Hermenegildo sentada a direita da urna com os restos mortais.

A celebração também marcou o centenário da bênção da imagem do Sagrado Coração de Jesus feita em Mariana em 1922, pelo então arcebispo Dom Silvério Gomes Pimenta. Em 1966, a imagem foi doada por Dom Oscar de Oliveira para Paróquia do Sagrado Coração de Jesus que acabava de ser criada em Conselheiro Lafaiete.

Ao final da celebração houve a renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus diante da grandiosa imagem. Em seguida, os padres Marcos Macário Mendes e Sérgio Antônio Fernandes Tomaz fizeram o rito da encomendação dos restos mortais de monsenhor Hermenegildo. Após o rito da encomendação urna foi transladada para o altar pela sobrinha de monsenhor Hermenegildo, Paola Potenza acompanhada pelo senhor Davi de Souza que representou os paroquianos.

Matéria cedida pelo portal Lafaiete Agora.

Fato Real