Fato Real
Destaque Gerais

Dia do Trabalhador! O que comemorar?

Qual o cenário para as comemorações do Dia do Trabalho? Importante colocar esta pergunta nos dias atuais, pois na atual conjuntura não importam os dados, os fatos, o que realmente acontece no país.

Uma declaração de alta autoridade é desmentida no momento seguinte; uma proposta feita pelo Chefe da Nação sofre reformulações, tanto pelo próprio, como por seus assessores, sem o menor constrangimento. E fica o dito pelo não dito. Ou seja, na tragicomédia que virou a vida política nacional, o que mais tem efeito de massa é o cenário, enquanto se adia o cumprimento de promessas de levar a classe operária ao paraíso.

Essa data deve ser encarada como marco para reflexão e reivindicações, para que trabalhadores não sejam encarados como culpados pelas crises do país, dando espaço para retirada de direitos e precarização, sendo desvalorizados, e perdendo, a cada dia, o direito a condições dignas de trabalho. A maioria dos empregadores não valoriza, nem respeita as necessidades e reivindicações de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Dia do Trabalho serve, também, como reflexão sobre o momento social e político mundial atual, sobretudo, sobre o desemprego que assola milhões de pessoas. Com efeito, a falta de acesso ao trabalho remunerado, além de atingir o próprio trabalhador, afeta sua estrutura familiar, gerando tensão social.
Com os seguidos sacrifícios exigidos da classe, em nosso país, recupera-se a origem etimológica do termo “trabalho”. Vem do Latim, “tripalium”, que era um instrumento usado para subjugar os escravos. Esse filme já vimos e o dia do trabalho será apenas isso, mais um dia. As cenas dos próximos capítulos não são alvissareiras, e quando subirem os créditos podem saber que a conta virá para o trabalhador.

Vivemos uma época difícil, momentos difíceis, que exigem de nós empenho e suor, cada vez mais. Que estes dias difíceis sejam momentos de aprendizado, para que a vitória tenha o sabor especial da conquista. Feliz dia do trabalhador a todas as trabalhadoras e trabalhadores de nossa cidade, do Brasil e do mundo.

Tô Sabendo e Vou falar!
Aaron Fênix

Fato Real