Fato Real
Destaque Lafaiete

Dia do Sagrado Coração de Jesus terá entronização, pedal solidário e procissão motorizada

Imagem do Sagrado Coração de Jesus fica no interior da Basílica
Imagem do Sagrado Coração de Jesus fica no interior da Basílica

Após semanas de preparação e finalizando a com novena, e outros atos preparatórios, a comunidade católica de Conselheiro Lafaiete se une para reverenciar nesta sexta-feira 24 de junho o Sagrado Coração de Jesus. A data é feriado em Lafaiete.

O ato da Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria é das maiores demonstrações fé do povo católico de Conselheiro Lafaiete. Em 2022 gera expectativa, por fatores como a mudança da reitoria da Basílica, a volta da transmissão pela rádio Carijós e o retorno também da procissão motorizada; suspensa nos dois últimos dados devido a pandemia. Motoristas e motociclistas participantes devem respeitar as legislações de trânsito durante o trajeto.

“De fato, é a primeira vez que estou à frente da coordenação dos preparativos para a novena e festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Para mim, isso tem me trazido grande alegria e, ao mesmo tempo, um profundo senso de responsabilidade porque sei o quanto essa devoção ao Sagrado Coração de Jesus representa na vida do povo lafaietense e também na vida de todos os devotos do Sagrado Coração de Jesus, espalhados por todo o território de nossa Arquidiocese de Mariana. Minha expectativa, portanto, para a realização dessa festa em honra ao Coração de Jesus é muito grande e os meus sentimentos se resumem em dois principais: de um lado, muita gratidão a Deus porque também me sinto, pessoalmente, apaixonado pelo Coração de Jesus, sentindo-me junto com todas as pessoas devotado e vinculado a ele de maneira muito estreita na minha vida espiritual e, de outro lado, muita vontade de, a exemplo do Mons. Hermenegildo Adami de Carvalho, cuja saudosa memória sempre me acompanha, ajudar a propagar a devoção e o amor ao Sagrado Coração de Jesus, gastando meu tempo e minhas energias, com alegria, nesse objetivo”, manifesta padre Euder Daniane Canuto.

Pedal da Fé

Quanto a possíveis novidades na festa desse ano, o Reitor e Pároco disse ter optado por vivenciar a novena como de costume sem profundas alterações. Entretanto, ressalta a criação neste ano do I Pedal da Fé que é uma iniciativa da Unipar de Lafaiete em parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Prefeitura, diversas academias e com uma loja de bicicletas. “Essa é uma iniciativa nova que visa integrar a fé e a vida, ajudando-nos a compreender a importância de uma saúde integral e de um cuidado com a pessoa que não a reduza a apenas a algum aspecto da sua existência, mas que a contemple em todas as suas potencialidades físicas, mentais e espirituais”.

Essa atividade acontecerá no dia da Solenidade em honra ao Sagrado Coração de Jesus e está previsto que a saída dos ciclistas ocorra na praça do Cristo e a chegada aconteça na Basílica para a missa das 10h.

Programação

Na sexta-feira, 24/06, feriado municipal 

6h e 8h: Celebração eucarística.

8h: 1º Pedal da Fé saindo da praça do Cristo em direção à Basílica.

10h: Celebração Eucarística na intenção do município de Conselheiro Lafaiete e suas autoridades.

12h45: Solene adoração ao Santíssimo Sacramento.

14h, 16h e 18h: Celebração eucarística.

20h30: Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares

Após a entronização haverá a  procissão motorizada.

 

Fato Real