Todos os anos, a Igreja no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolhe um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a consciência do povo de Deus para alguma determinada situação que toca toda a sociedade, levando em consideração o bem comum.
Neste ano a Igreja no Brasil volta os olhares para a temática da ecologia integral, com o tema: “Fraternidade e ecologia integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, através do qual pretende despertar a consciêncização de uma conversão ecológica, enquanto tarefa e compromisso de todos.
Com efeito, neste tempo quaresmal, para além de todos os exercícios de piedad , importantes no caminho penitencial, buscar ações práticas, mesmo que pequenas, mas necessárias, que promovam o cuidado e a proteção de nosso planeta. Economizar um pouco de água, não desperdiçar alimento, ter um consumo consciente, são pequenos gestos que revelam compromisso com o planeta e com o bem das gerações futuras que, assim como nós, precisam de um planeta para sobreviver.
Preparação
A Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana, através da Escola Fé e Política Dom Luciano, fará a preparação para a Campanha da Fraternidade com três encontros on-line . O primeiro acontece hoje (04) e os seguintes nos dias 11 e 18 de fevereiro, de 20h às 22h. Os encontros serão transmitidos no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. Após a inscrição os links das lives serão enviados.
Com informações de Moisés Galinari Tôrres
Seminarista do Ano de Síntese Pastoral
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Viçosa (MG)
Clique aqui e leia o texto completo
