Os pagamentos do programa do Governo Federal “Pé-de-Meia” começaram nesta segunda-feira (30) e vão até 7 de outubro. Os beneficiários são alunos do ensino médio da rede pública e, pela primeira vez, estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais de 1 milhão de novos estudantes se juntaram ao programa em agosto e cerca 2,7 milhões de alunos já beneficiados continuarão a receber o incentivo.
O Pé-de-Meia tem como objetivo principal combater a evasão escolar, incentivando a permanência dos estudantes nas instituições de ensino e a conclusão do ensino básico. Para se manter no programa, os alunos devem ter uma frequência mínima de 80% nas aulas. Aqueles que não atingirem essa marca não receberão o pagamento referente ao período.
Os depósitos são geridos pela Caixa Econômica Federal (CEF), que abre contas em nome dos estudantes e realiza os pagamentos com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os beneficiários podem consultar o valor disponível através do aplicativo Jornada do Estudante.
Os pagamentos são realizados de acordo com o mês de nascimento do aluno, em um cronograma escalonado:
- Janeiro e fevereiro: 30 de setembro
- Março e abril: 1º de outubro
- Maio e junho: 2 de outubro
- Julho e agosto: 3 de outubro
- Setembro e outubro: 4 de outubro
- Novembro e dezembro: 7 de outubro
Estudantes do EJA, que devem ter entre 19 e 24 anos e pertencer a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), receberão um incentivo inicial de R$200 e R$225 mensalmente, além de outras parcelas vinculadas à conclusão do ensino médio. O programa prevê que ao longo de sua expansão, cerca de 4 milhões de estudantes sejam beneficiados.