Foi sediada nesta terça-feira (2 8) no município de Conselheiro Lafaiete a 1ª oficina do projeto piloto do Plano Conservador das Gerais, uma iniciativa que une governos estadual e municipais, organizações da sociedade civil, universidades, Ministério Público, empresas privadas, entre outros.
Sob coordenação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a iniciativa pretende promover a restauração da paisagem florestal em Minas Gerais. Inspirado na bem-sucedida experiência do município de Extrema (MG), o principal objetivo deste projeto é integrar responsabilidades ambientais, como conservação do solo, atividades econômicas, regularização e restauração ambiental, com outros instrumentos que visam beneficiar o Produtor Rural, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O projeto piloto abrange 12 municípios: Caranaíba, Carandaí, Congonhas, Ibertioga, Igarapé, Itabirito, Nazareno, Ouro Branco, Ouro Preto, São João Del Rei, São Joaquim de Bicas e Ubá.
A oficina ocorreu na Fazenda Paraopeba, em Conselheiro Lafaiete. Foi um marco importante no processo, proporcionando um espaço para a discussão e colaboração entre os municípios participantes e seus diversos parceiros. Equipes técnicas dos municípios e representantes de instituições como Copasa, FAEMG, Emater, UFSJ, IF Sudeste MG – Campus Barbacena, IFMG – Campus Ouro Branco, UFOP, Comitês de Bacia, Promotorias de Meio Ambiente, IEF, SEMAD e IGAM estiveram presentes.