Ouro Branco conquistou o título de “Boa Gestão Fiscal” 2021 do índice Firjan (IFGF). Este é um índice anual que visa fortalecer a cultura da responsabilidade administrativa ao fornecer subsídios para uma gestão pública eficiente e democrática. Os dados são extraídos dos resultados fiscais que as prefeituras declaram à Secretaria do Tesouro Nacional e revelam onde foram alocados os recursos arrecadados. Por esse motivo, ele é considerado uma ferramenta de controle social capaz de aprimorar a gestão fiscal dos municípios.
A metodologia do IFGF é composta por quatro indicadores: Autonomia, Gasto com Pessoal, Liquidez e Investimentos.
Ouro Branco adotou a metodologia do Firjan a partir do resultado do ano base de 2018, onde o município foi classificado como gestão crítica, com o índice de 0.3151. Segundo a Prefeitura, este resultado foi fruto da falta de repasses do Governo do Estado que deixou de enviar mais de R$16 milhões para o município.
A partir de 2019, com a normalização dos repasses estaduais, o que favoreceu o equilíbrio financeiro da administração pública municipal, o Município passou a ser classificado como Boa Gestão. O feito se repetiu em 2020.

A Prefeitura de Ouro Branco aponta que a queda do índice 2019 para 2020 é referente ao aumento de despesas com pessoal devido aos reajustes relativos ao ano de 2019 de 3,94%, o qual foi incorporado aos salários em 2020, o reajuste de 5% referente ao de 2020 e a adequação do piso dos professores que também foi corrigida no mesmo ano. Além disso, houve um aumento nas contratações de profissionais de saúde devido a pandemia da Covid-19..