Os católicos iniciaram, na Quarta-feira de Cinzas, o tempo da Quaresma, designação do período de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa, considerada a data máxima da Cristandade.
Pároco da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, o padre Paulo Edson Moreira explica que esta é uma época de reflexão e recolhimento, quando a comunidade é convidada a se identificar com o exemplo de Jesus, que se preparou para o supremo sacrifício orando e jejuando no deserto durante 40 dias. Segundo padre Paulinho, a Quaresma é o chamado a um contato íntimo e afetivo com Deus por meio de práticas de caridade e misericórdia.
Campanha da Fraternidade

Também na Quarta-feira de Cinzas, uma mensagem especial enviada pelo papa Francisco deu início oficialmente à Campanha da Fraternidade 2020. O tema deste ano é “Vida, Dom e Compromisso” e os católicos são convidados a meditar sobre o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou Dele”. Como lembra padre Paulinho, o lema da campanha alude a um trecho da “Parábola do Bom Samaritano” narrada por cristo, que conclama à compaixão, independentemente de credo, raça ou nacionalidade: “Apoiados nesta parábola, vamos perceber que a Quaresma nos inspira um tempo de cuidado; precisamos estar atentos àqueles que precisam da nossa ajuda, àqueles que, metaforicamente, estão feridos no meio do caminho e requerem nossa atenção. É, como prega Jesus, o tempo de ver, compadecer-se e, sobretudo, cuidar”, conclamou o religioso.
Padre Paulinho acrescentou que a Campanha da Fraternidade vem se opor à cultura de morte que vem se impondo nos dias atuais. Conforme ressalta o pároco de Lourdes, a mensagem ressalta que a indiferença é um sentimento pecaminoso e conduz quem o cultiva a firmar um pacto com a morte justamente quando somos convidados a não olhar o outro como alguém que incomoda, mas sim que nos acrescente.
O cartaz da Campanha da Fraternidade recorda a figura de Irmã Dulce, definida pelo escritor Jorge Amado como “O Anjo Bom da Bahia”. Agora chamada Santa Dulce dos Pobres, Irmã Dulce foi canonizada pelo papa Francisco em outubro do ano passado, tornando-se assim a primeira santa brasileira.
