Buscar

Prefeitura de Lafaiete pode terceirizar Fazenda Paraopeba

quarta-feira, 31 janeiro 2018 / 08:00

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete não descarta a possibilidade de terceirizar a conservação da Fazenda Paraopeba, localizada na divisa com São Brás do Suaçuí e recentemente restaurada pela siderúrgica Ferrous.

Fazenda paraopeba

Em entrevista ao site de notícias Fato Real, o secretário municipal da Cultura, Geraldo Lafayette, informou que, agora em janeiro, está sendo lançado o edital de convocação de empresas e entidades públicas interessadas em explorar culturalmente aquele patrimônio histórico: “A fazenda fica às margens do rio Paraopeba, na divisa com São Brás do Suaçuí; portanto, muito distante do centro de Lafaiete. Por isso é inviável pra nós colocar pra funcionar lá algum setor da administração pública. Temos interesse em que alguém assuma a administração daquela fazenda. Melhor seria se a responsabilidade fosse assumida por uma faculdade ou escola, pela Polícia Florestal ou até a Universidade Federal de São João del-Rei, já que a fazenda fica nos limites de São Brás, Jeceaba, Congonhas e Lafaiete.”

Uma das ideias em estudo seria o funcionamento de um restaurante na fazenda Paraopeba, nos moldes do existente na fazenda dos Macacos, em Cristiano Otoni. Porém, de acordo com Geraldo Lafayette, este seria um empreendimento mais complexo, pois o empreendedor seria obrigado a construir um imóvel anexo. Isso porque, de acordo com as regras para tombamento de patrimônios históricos, nada pode ser alterado na construção original: “Se a conservação da fazenda for transferida para uma empresa particular, os critérios serão, praticamente, os mesmos de um processo licitatório. Vamos avaliar as ofertas apresentadas e, entre estas, eleger a que seja mais favorável à preservação do espaço. A vencedora adquire da prefeitura o direito de usar a fazenda em regime de comodato e se compromete a preservar e manter intactas suas instalações. É uma fazenda muito bonita, cuja arquitetura obedece às características da época em que foi construída. Por se tratar de um patrimônio tombado, esta arquitetura não pode ser modificada. Se fosse pra fazer um restaurante seria necessário construir nova cozinha e mais banheiros, entre outras acomodações, em prédio anexo à sede. Por isso as propostas não serão tão simples, tão fáceis assim”, explicou o secretário.

Geraldo Lafayette também anunciou para este ano o tombamento de dois hectares de mata ao redor da fazenda para fins de preservação ambiental. O secretário convidou escolas e outras entidades a promoverem visitas à Fazenda Paraopeba: “A fazenda está muito bonita, totalmente recuperada e pertence ao patrimônio cultural de Conselheiro Lafaiete. Crianças da rede municipal de ensino e de outras instituições estão convidadas a agendar uma visita à fazenda no dia que quiserem. As entidades que quiserem conhecê-la podem fazer o agendamento aqui na Secretaria de Cultura, que a gente oferece até um guia para explicar a importância histórica daquele local”, concluiu o secretário.

 

, , ,
Ponto de Partida 2

Fato Real no Facebook

ERM
Ponto de Partida

Publicidade