Alunos da FDCL realizam júri simulado

sexta-feira, 06 dezembro 2013 / 08:30

Informe publicitário

Com a coordenação do juiz de Lafaiete e professor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), Dr. José Aluísio Neves da Silva, foi realizado, na manhã da quinta-feira, dia 21, um Júri Simulado no auditório da faculdade. Os trabalhos foram presididos pelo assessor do juiz, Álisson Thiago de Assis Campos, que é ex-aluno da FDCL e os responsáveis pela elaboração do Processo e do Júri foram os alunos do 10º Período. Já os jurados foram sorteados entre os demais alunos.

Segundo Álisson, o caso simulado e posto a julgamento versava sobre um suposto fato ocorrido em agosto de 2013: “Segundo narrava a denúncia elaborada pelos alunos, o réu teria mantido uma vítima em cárcere privado, estuprado-a e vindo a matá-la. Ao tentar ocultar o cadáver, o acusado foi preso em flagrante. Levado a julgamento, o conselho de sentença formado por sete jurados reconheceu, numa votação acirrada, a prática de todos os crimes. Atendendo à decisão dos jurados, o juiz condenou o réu e aplicou uma pena de 24 anos de reclusão a ser cumprida em regime fechado. Importante mencionar que a votação foi apertada (quatro votos a três em alguns quesitos), o que demonstra a qualidade das argumentações postas pela defesa e pela acusação. O debate foi respeitoso, mas intenso, tendo as partes se esforçado ao máximo na busca por seus interesses”, relatou.

simulado1simulado2
Muitos acadêmicos assistiram ao júri simulado

Ainda de acordo com o assessor, os alunos da faculdade de Direito são muito técnicos e possuem profundo conhecimento jurídico: “O principal objetivo do júri foi propiciar a eles a oportunidade de expressar suas teses jurídicas em plenário, aliando a teoria à prática. A realização de um júri simulado acrescenta muito na vida do estudante. Considerando que a sistemática adotada obedeceu rigorosamente a todos os preceitos legais, os alunos puderam saber conhecer exatamente o que ocorre dentro dos tribunais. Não bastasse isso, foi notória a superação e força de vontade dos estudantes, que fizeram um trabalho muito bem elaborado, do início ao fim”, avaliou Álisson.

Álisson também destacou o apoio recebido: “Gostaria de agradecer à direção do presídio local que, gentilmente, nos cedeu todo o apoio necessário para realização do júri. Fica aqui nosso agradecimento, também, à direção da FDCL pela confiança que nos foi depositada e pela estrutura que carinhosamente nos foi ofertada. A Faculdade de Direito, mais uma vez, mostrou seu empenho no sentido de aliar a teoria jurídica à prática. Iniciativas como esta devem ser exaltadas e influenciadas ao máximo. A direção e coordenação da FDCL merecem os parabéns, não só pelas mudanças significativas que implementaram na faculdade nos últimos tempos, mas também pela busca incessante pelo aprimoramento”, afirmou.

simulado3

Participaram do júri os professores José Lourdes, José Aluísio, o diretor-geral, Hamilton Junqueira, e o advogado Silvio Lopes

, ,
Osnir

Fato Real no Facebook

Claro HDTV 2