Buscar

Reunião da Amalpa marcou reabertura da Fazenda Paraopeba

domingo, 30 julho 2017 / 10:00

 

DESTAQUE-696x372

Fazenda foi ponto de encontro para lideranças políticas regionais

A reunião mensal de julho da Associação dos Municípios do Alto Paraopeba, na sexta-feira 28/07 foi praticamente toda voltada para a FAZENDA PLACAinauguração oficial da Fazenda Paraopeba situada na cidade de Conselheiro Lafaiete, na divisa com o município de São Brás do Suaçuí.

Além dos prefeitos das cidades afiliadas e outras lideranças políticas regionais, destaque para o Secretário Adjunto da Cultura do Governo de Minas Gerais João Miguel, o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Governo de Minas Gerais Pedro Leão e o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete Glauco Peregrino e o Diretor Institucional da Ferrous, Cristiano Parreras, representando a empresa e instituições diretamente envolvidas no restauro do imóvel histórico.

Dr. Glauco Peregrino declarou sua satisfação de entregar a fazenda para a cidade de Conselheiro Lafaiete e toda a região, que foi feito um resgate da cultura e patrimônio histórico, agradeceu a todos os prefeitos de mandatos anteriores que contribuíram de alguma forma para que a obra acontecesse, além do SOREAR, Ministério Público, IEPHA e Ferrous Mineração. Demonstrando preocupação com a destinação futura do imóvel o promotor chamou a atenção do empresariado, para que estude a viabilidade econômica de uso dos imóveis, para que juntos, possam dar vida a prédios históricos abandonados e que a população passe a usufruir destes.

20170728_114415

Empresa Ferrous também entregou ao MP e prefeitura o diagnóstico arqueológico e plano de manejo da mata que envolve o local

O Secretário Adjunto João Miguel, parabenizou as parcerias que possibilitaram o restauro e reafirmou a riqueza histórica da região: “O tesouro daqui é a história, devem se apropriar disso para restaurar o sentido de pátria, nação e povo, todas as cidades devem se aproveitar disso”.

O Subsecretário Pedro Leão, que foi representando o Wadson Ribeiro, falou de todas as riquezas que tem nas cidades, ressaltou a importância dos patrimônios históricos. A pauta principal hoje é o desenvolvimento e deve-se manter a cultura viva. Apresentou um projeto para transformar o campo das vertentes no Polo Nacional de Artesanato, além de dar devido conhecimento para os equinos como animais culturais que representam Queluz de Minas, Conselheiro Lafaiete.

A próxima reunião da Amalpa será em 25 de agosto na cidade de Senhora de Oliveira.

, ,
Ponto de Partida 2

Fato Real no Facebook

ERM
Cirilio Moveis
Ponto de Partida

Publicidade